segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sobre cosméticos

Cosméticos

Para onde quer que se olhe - televisão, publicidade e revistas - vemos rostos perfeitos e corpos deslumbrantes. Na rua os cartazes expõem moças e rapazes impecáveis nos olhando. Pouco a pouco, cria-se um sentimento de insatisfação com o próprio corpo. Em decorrência disso as pessoas chegam a se sentir aborrecidas com o rosto ou o corpo, não hesitando em recorrer a métodos embelezadores. A razão disso tudo é provar para si mesma que ainda é capaz de exercer o dom da sedução; mostra necessidade de afeto, medo da velhice ou ainda a busca de novas oportunidades profissionais.

A Importância do Cosmético

Proporciona Bem Estar
Cuidados com o visual são de grande importância para o bem-estar e influenciam na auto-estima e na saúde corporal.
Segundo dermatologista João Roberto Antonio, Atualmente, tem-se cultuado intensamente a prevenção do envelhecimento e a preservação da beleza. São vários os motivos que se alegam para justificar este fenômeno, como os recursos oferecidos pela medicina moderna e também a necessidade de demonstrar vitalidade física e mental, em função da preferência que, na esfera profissional, se dá às pessoas mais saudáveis e atraentes.

Proporciona Saúde

Tratamento de Acne
A acne, problema de natureza inflamatória que afeta a maioria das pessoas, principalmente os adolescentes, pode causar, em alguns casos, traumas psicológicos. Ela aparece com mais freqüência no rosto, tórax e costas, locais onde há um número grande de glândulas sebáceas. O dermatologista João Carlos Pereira destaca a importância da higiene. “Pessoas com acne devem lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia com sabonete anti-séptico, além, é claro, de seguir corretamente o tratamento”.

Tratamento contra Caspa
Caspa é uma leve manifestação de dermatite seborréica, um descontrole da pele que atinge cerca de 18% da população mundial, sendo mais freqüente nos homens. Ela não é contagiosa, e seus principais sintomas são: descamação, vermelhidão do couro cabeludo, prurido (coceira) que em alguns casos incomoda bastante e causa excessiva queda de cabelo, O tratamento normalmente é feito com sabonetes, xampus e loções capilares adequados.

Impacto Econômico
A venda de produtos de beleza é um dos principais termômetros de que o brasileiro tem interesse em cuidar da aparência.
Uma pesquisa elaborada por professores da Faculdade de Economia da UFF (Universidade Federal Fluminense) sobre o “Impacto Socioeconômico da Beleza” (entre os anos de 1995 e 2004), constatou que o Brasil é um dos países mais vaidosos do mundo. O brasileiro passa 30% do seu tempo melhorando sua aparência, o que deixa o País no 70 lugar entre os mais preocupados. Quem lidera o ranking é a Venezuela, onde a população passa 57% do tempo em frente ao espelho.
Segundo a pesquisa, em 2004, o faturamento da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos já representava 6,5% do faturamento total da indústria química. O setor, nos últimos dez anos, cresceu a uma taxa média de 5% ao ano, bem acima da média do crescimento do PIB, que foi de 2,4% ao ano, no mesmo período.
Atualmente, o Brasil é considerado o quinto maior mercado na área de cosméticos do mundo, refletindo o comportamento dos brasileiros em relação à beleza.

Postado por: Sanmy Batista
Referências Bibliográficas

http://www.apele.com.br
http://www.sebrae.com.br